seminários - index

Um questionamento, um tema e, como conseqüência, um seminário, uma publicação.
Todos os seminários desenvolvidos por membros da Escola ou convidados, são publicados na Coleção Contorno da Elba Editora e, uma vez esgotada a edição, no site. Assim, a Escola coloca à disposição dos interessados pelos temas trabalhados mais uma alternativa de acesso ao que foi falado e que agora é escrito.

1 A transferência e o objeto (a) na clínica - Gustavo E.Etkin
Este seminário trabalha a diferença entre Freud e Lacan a respeito da clínica psicanalítica como, também, a respeito da definição da transferência, condição indispensável para a prática clínica. E também, a proposta de Lacan, o objeto (a) como efeito de significante.s
O que fazer, então, com a transferência e o objeto (a) no momento do ato analítico?

texto em pdf >>>

2 A formação do analista e seus obstáculos - Ricardo Estacolchic
Neste seminário, Ricardo nomeia o mal-estar na psicanálise, hoje. Mal-estar que, a seu ver, é inevitável nas instituições psicanalíticas e, também, porque a psicanálise dos psicanalistas não os transformará em pessoas normais, segundo o padrão, mas em sujeitos que, na cura (quando acontece) conseguem suportar e conviver com a sua divisão constitutiva.

texto em pdf >>>

3 A formação do analista - José A. Zuberman

Em que consiste a formação do analista? O que é um analista formado, uma vez que um analista não tem diploma que o garanta como analista, Um médico, um advogado, um engenheiro pode ser bom ou mau profissional, mas continuará sendo médico, advogado, engenheiro. Um analista não é bom nem mau analista. É ou não é analista. Então, como se obter “garantias” de que se trabalha como analista?José Zuberman se interna no tema.

texto em pdf >>>